:: Histórico do Programa

O Programa de Pós-graduação em Química é resultado de uma série de ações tomadas nos anos 90 no Instituto de Química da UERJ.

A ideia de se criar um curso de pós-graduação surgiu no período de 1992 a 1995. Assim, entre 1994 e 1995, o Prof. José Augusto Rosemberg, então chefe do Departamento de Tecnologia de Processos Bioquímicos, estruturou o curso de Especialização em Química Ambiental (Lato Sensu).

Devido ao seu falecimento, o curso não chegou a ser implantado neste período. Em 1996, com a chegada do Prof. Carlos Russo, o curso foi iniciado. No ano de 1998, houve um salto de qualidade no Instituto de Química (IQ) em termos de pesquisa com o ingresso de 05 professores doutores especializados na área de polímeros.

Estes professores se juntaram a três professores existentes, sendo um doutor na área de polímeros e dois em química orgânica, para nuclear um novo curso de Especialização em Polímeros. Este curso foi iniciado em 1999 sob a coordenação da Profa. Fernanda M. B. Coutinho. Nos dois anos que se seguiram, este grupo alavancou recursos do CNPq e da FAPERJ com alguns projetos de pesquisa na área de polímeros e novos laboratórios de pesquisa foram construídos e equipados.

O grupo se consolidou e voltou seus esforços para a elaboração de uma proposta de curso de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado). Integrando diversas áreas da química e as questões ambientais prementes, o grupo centrou sua proposta na área ambiental, que no Estado do Rio de Janeiro era (e ainda é) um diferencial importante com relação aos outros cursos de Pós-graduação existentes.

Dessa forma, o Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IQ/UERJ) foi aprovado pela CAPES com conceito 4 em 2003 e a primeira turma iniciou as suas atividades em 2004.

O curso de doutorado foi também aprovado com nota 4 em 2008.  Em 2012 o Programa de Pós-graduação em Química passou por uma grande reforma visando atender as exigências da CAPES e também aos novos professores concursados que ingressaram no IQ/UERJ e também no PPGQ. 

As áreas de concentração Polímeros e Química Ambiental deixaram de existir e o programa passou a ter apenas uma área de concentração em Química com quatro novas linhas de pesquisa: Polímeros, Química Ambiental, Química Inorgânica e Química Orgânica.



O Programa oferece o curso de Mestrado Acadêmico e de Doutorado com quatro linhas de pesquisa: Polímeros, Química Ambiental, Química Inorgânica e Química Orgânica. Conta, atualmente, com um corpo docente de 13 professores efetivos altamente capacitado nas quatro linhas de pesquisa.









|Página Principal|






















Desenvolvido por Cúpula Informática Rua São Francisco Xavier 524 – Maracanã
CEP:20550-900, Rio de Janeiro – RJ
Instituto de Química da UERJ
Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 4º andar, sala 400
Secretário: Luiz Alberto de Oliveira
Tel.:2334-0032
E-mail: pgquimica @uerj.br