:: Formulários Diversos

Formulários necessários para a escolha de orientador, no caso do MESTRADO:
Encaminhamento da lista tríplice para a CPPGQ;
Aceite de orientação e tema de dissertação;
Cadastro para participantes externos
(quando houver co-orientador externo).

Modelo de formulário para a declaração de estágio docente:
Declaração de estágio docente (MESTRADO).
Declaração de estágio docente (DOUTORADO).

Modelo para redação de Teses, Dissertações e Seminários de Mestrado (disciplina):

Conforme aprovado na CPPGQ, a partir de janeiro de 2008, todas as teses, dissertações e a disciplina de Seminário de Mestrado, seguirão o modelo elaborado pela UERJ. No caso da disciplina Seminário de Mestrado não haverá a necessidade da encadernação em capa dura.

Roteiro para apresentação de teses e dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Procedimento para pedido de homologação de banca (Mestrado ou Doutorado) pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Química (CPPGQ):
Deve ser encaminhado à CPPGQ para que seja homologado pelo Colegiado os seguintes documentos, com pelo menos um mês de antecedência da data prevista para a defesa:
Memorando, conforme modelo (Mestrado/Doutorado), solicitando a homologação da banca;
Encaminhar a ficha de cadastro dos participantes externos, com cópia frente e verso do diploma de doutorado e currículo Lattes atualizado (apenas para os membros externos não cadastrados no curso);
No caso do doutorado, encaminhar o comprovante de que pelo menos um artigo com os resultados da tese tenha sido publicado ou aceito para publicação em periódicos A ou B no Qualis da Química.  Este comprovante deverá ser acompanhado da declaração de que os resultados publicados no artigo são oriundos da tese e também a classificação do periódico no Qualis da Química.
Observação: Deve ser entregue pelo menos três dias antes da reunião do colegiado, para que a Coordenação possa averiguar se todos os requisitos constantes na Deliberação 018/2008 foram cumpridos..

Procedimento após a defesa e aprovação da Tese ou Dissertação pela Banca Examinadora:
Após a apresentação e defesa da Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado, o aluno deverá entregar pessoalmente à Coordenação, em um prazo máximo de um mês os seguintes documentos:
Comprovante de pagamento da taxa de emissão de diploma (pegar o boleto na Secretaria Acadêmica da Pós-graduação – Sala 400-d);
1 (um) exemplar encadernado em capa dura (segundo o modelo) com as assinaturas de todos os membros da banca examinadora;
Os documentos Termo de Autorização, Termo de Encaminhamento e Formulários de Dados Cadastrais, para o depósito das Teses e Dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UERJ devidamente preenchidos;
2 (dois) CD’s da Dissertação ou Tese completa, tal qual foi encadernada contendo em cada CD um arquivo em  Word e outro em PDF.
Atenção: os arquivos não podem ter senhas ou qualquer outro mecanismo que impeça a sua abertura!

Procedimento para pedido de homologação de banca para Exame de Qualificação (Doutorado) pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Química (CPPGQ):
Deve ser encaminhado à CPPGQ para que seja homologado pelo Colegiado os seguintes documentos, com pelo menos um mês de antecedência da data prevista para a defesa:
Memorando, conforme modelo solicitando a homologação da banca;
Encaminhar a ficha de cadastro dos participantes externos, com cópia frente e verso do diploma de doutorado e currículo Lattes atualizado (apenas para os membros externos não cadastrados no curso);

Além disso, o candidato deve atender ao Art. 34 da Deliberação 17/2013:

CAPÍTULO VI – DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO


Art. 34 - O aluno de Doutorado deverá submeter-se a exame de qualificação em um prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, após o início de suas atividades no Curso. O exame de qualificação deverá evidenciar a amplitude e a profundidade dos conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados ao projeto de tese do aluno, bem como sua capacidade crítica.

§ 1º - Para ser admitido ao exame de qualificação, o estudante deverá: a) apresentar concordância escrita do seu orientador de que os resultados experimentais preliminares indicam a possibilidade de conclusão, com sucesso, do projeto proposto; b) apresentar à Comissão de Avaliação um relatório parcial do seu projeto de Tese, contendo os elementos: introdução, revisão bibliográfica, justificativa, objetivos, metodologia, resultados preliminares, cronograma e bibliografia; c) comprovar que, pelo menos, um artigo de sua Tese foi submetido, aceito ou publicado em periódico com Qualis da Química A1, A2, B1 ou B2.

§ 2º - Caberá ao orientador propor à CPPGQ a data para o exame de qualificação e os nomes de 6 (seis) professores, sendo, pelo menos, dois externos à UERJ. Caberá à CPPGQ homologar quais serão os três membros efetivos e os três membros suplentes, bem como o presidente.

§ 3º - O candidato, em sessão pública, apresentará, no prazo máximo de 40 (quarenta) minutos, o relatório parcial do seu projeto de Tese, seguida de sessão privada, na qual a Comissão de Avaliação arguirá o candidato e discutirá o projeto e seus possíveis resultados parciais sem a presença do orientador.

§ 4º - Cada examinador, além de tecer comentários sobre o projeto, atribuirá um dos seguintes conceitos: “aprovado” ou “não aprovado”. Neste último caso, poderá fazer sugestões para melhorar o projeto e permitir sua aprovação posterior.

§ 5º - No caso de menção “não aprovado”, no exame de qualificação, poderá o estudante submeter-se a novo exame, dentro do prazo máximo de 6 (seis) meses.

§ 6º - No caso da repetição da menção “não aprovado”, no exame de qualificação, o estudante será automaticamente desligado do Curso.








|Página Principal|








































Desenvolvido por Cúpula Informática Rua São Francisco Xavier 524 – Maracanã
CEP:20550-900, Rio de Janeiro – RJ
Instituto de Química da UERJ
Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 4º andar, sala 400
Secretário: Luiz Alberto de Oliveira
Tel.:2334-0032
E-mail: pgquimica @uerj.br